Fazer um post sobre um "simples" banco, muitos acharão ridículo. Mas para mim e para outros Vilafranquenses saudosistas, com tendências para recordar o passado com um toque de nostalgia, provavelmente não acharão o mesmo.
O velho banco da preguiça (aonde estará ??), terá certamente muitas histórias para contar, muitas cusquices e outras conversas. A sua localização, e estrutura faziam dele um banco especial, um banco diferente de todos os outros, daí que fosse o único com nome próprio.
Simples objectos como estes, são capazes de desencadear uma série de recordações e consequentemente as emoções, boas ou más, importante é mesmo recordar.
Substituir um banco daqueles, por um autêntico banco de um aeroporto, é um ataque á nossa história e cultura.... e viva ao desenvolvimento!!
"Farto de ser ilhéu com leivas na cabeça
Tenho fumos das Furnas a servir-me de bafo;
Cada calheta ameaça-me de baixios,
Sou grumete nas toldas dos navios
E, enfim, uma desgraça de sinónimos de marear."
Vitorino Nemésio
Poemas Ilhéus (com supressões)
Foto de Ana Santo
Aqui ficam alguns registos do dia em que familiares e amigos visitaram os escuteiros que participam no quinto acampamento do Núcleo de S. Miguel.
Apesar de o acampamento ter começado na sexta, hoje foi o dia da abertura oficial.
O escuteiro na foto a preto e branco é o meu irmão.... "caminheiro" do Agrupamento 436 de Vila Franca do Campo.
..na realidade, só existe uma realidade... o resto são diferentes perspectivas da mesma realidade.
Observando.. terça-feira, julho 18, 2006 |
.. O Mar a partir da Terra...
.. e a Terra a partir do Mar
Cocaine Dancer segunda-feira, julho 17, 2006 |
Este pequeno video (cerca de 2 minutos) foi gravado no Campo de São Francisco, com o objectivo de registar o momento da noite, protagonizado por um dançarino de primeira categoria.
O sujeito dançava ao som de um "cover" do tema Cocaine de Eric Clapton.
Perdoem-me a péssima qualidade de imagem, mas acreditem que foi o melhor que consegui.
Fotos por:
Leonardo Pinheiro e Ana Santo
Casinha 69 sábado, julho 15, 2006 |
Não tirem conclusões precipitadas, como eu tirei. Informei-me... e ficam a saber que na "Casinha 69" (junto á praia do Corpo Santo) toca-se música Rock.
As imagens, quando nos tocam, permitem-nos vasculhar o nosso íntimo, á procura das nossas próprias imagens. Expande a nossa mente de maneira a que possamos imaginar coisas que não sabíamos que viríamos a sonhar, guardar, ou simplesmente recordar....
Foto de Ana Santo
"A insularidade Açoriana faz com que nós, seres "limitados" pelo mar, pertençamos a uma espécie de maçonaria sentimental...."
Para a maior parte de nós, conduzir faz parte da rotina do dia a dia. Sinónimo de trânsito, engarrafamentos, cansaço e muito stress. Á medida que São Miguel "embarca" no desenvolvimento cada vez mais globalizado, conduzir significa tudo isto.
Mas uma simples viagem entre Vila Franca e Furnas, pode tornar-se num momento de descontração único. A paisagem verdejante, o som dos pássaros, o ar fresco e toda harmonia da natureza que nos envolve, acaba por marcar a diferença entre um ambiente de metrópole e o meio rural.
Podem achar estranho (ou talvez não), mas tenho a mania de fixar árvores e outros elementos da Natureza, adicionando aos "favoritos" de cada viagem que faço. Encaro como uma forma personalizada de envolver-me ainda mais com toda a beleza que me rodeia.
Aqui ficam alguns registos.
A costa sul não costuma proporcionar finais do dia tão bonitos como a costa norte, mas ontem na praia de Água D'Alto o pôr do sol proporcionou um momento de beleza espectacular.
a) Eu e o Infante a ver navios a passar
b) Eu e o Infante a pensar... "Mas que raio de candeeiros são estes!?"
c) Eu e o Infante tristes porque alguém lhe sacou o nariz!!
A Lagoa de São Brás é mais uma condenada pela eutrofização. Localiza-se no Concelho da Ribeira Grande, freguesia de São Brás. O acesso é muito complicado, mas vale a pena visitar.
Depois de um intenso dia de exaltação nacional, que acabou com uma enorme desilusão, a Banda Filármonica dos Mosteiros entrou a matar, tocando logo de rajada o hino Americano. Passados uns segundos, começou-se a ouvir as primeiras palavras de descontentamento, contrastando com a alegria e orgulho de alguns emigrantes, que prontamente levantaram-se.
É uma questão de bom-senso, estamos em Portugal e se há algum hino que merece ser prioritário é " A Portuguesa ".
AH, já me esquecia, a coreografia(ao bom jeito português) ficou entregue á Trindade...
Castelo Branco segunda-feira, julho 03, 2006 |
Noutros tempos, teve a importante função de proteger a nossa vila dos ataques dos piratas, e das investidas espanholas.
Hoje, encontra-se desprezado, degradado e o seu interior completamente vandalizado.
Dada a sua localização, oferece uma vista deslumbrante da Lagoa das Furnas.
Degradante, sujo, repugnante, perigoso, é o estado em que se encontra o Calhau do Sr. Laureano. Mais parece uma lixeira, é incrível a quantidade de lixo que se acumula na ribeira e por todo o areal. O mais inacreditável é que ninguém vai limpar, pelo menos é o que parece.
Atenção, que há míudos que brincam e tomam banho, num lugar "minado" de seringas,vidros e outros perigos.
Quando alguém lembrar-se de enaltecer a palavra desenvolvimento, que não se esqueça destes casos.